PIUMHI

Piumhi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Município de Piumhi
"Cidade carinho"
Visão parcial de Piumhi

Visão parcial de Piumhi
Bandeira desconhecida
Brasão de Piumhi
Bandeira desconhecidaBrasão
Hino
Fundação20 de julho de 1868 (148 anos)
Gentílicopiumhiense[1][2] ou piuiense[3]
LemaTrabalho e Justiça
Prefeito(a)Adeberto Melo[4][5] (PMDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Piumhi
Localização de Piumhi em Minas Gerais
Piumhi está localizado em: Brasil
Piumhi
Localização de Piumhi no Brasil
20° 27' 54" S 45° 57' 28" O
Unidade federativa Minas Gerais
MesorregiãoOeste de Minas IBGE/2008[6]
MicrorregiãoPiumhi IBGE/2008[6]
Municípios limítrofesPimentaCapitólioBambuíSão Roque de Minas Doresópolis eVargem Bonita
Distância até a capital300 km
Características geográficas
Área902,348 km² [7]
População31,883 hab. Censo IBGE/2010[8]
Densidade0,04 hab./km²
ClimaTropical
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,737 alto PNUD/2010
PIBR$ 387 327,332 mil IBGE/2008[9]
PIB per capitaR$ 12 009,03 IBGE/2008[9]
Página oficial
Prefeituraprefeiturapiumhi.mg.gov.br
Câmaracamarapiumhi.mg.gov.br
Piumhi[nota 1] [10](IPA[piũ'i]) é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua população estimada em 2010 era de 31 383 habitantes.[8]. É considerado o 38º município em qualidade de vida, entre os 853 municípios de Minas Gerais.[11]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Existem duas hipóteses etimológicas para o topônimo "Piumhi"ː
  • viria do tupi antigo pi'um'y, que significa "rio dos borrachudos" (pi'um, "borrachudo" e 'y, "rio").[12]
  • O significado do vocábulo Piumhi é historicamente documentado, e viria do termo tupi para rio de peixe, referindo-se ao rio homônimo. Para a análise do vocábulo, é colocada, em prática, a lição de Teodoro Sampaioem sua obra "O Tupi na Geografia Nacional". De acordo com seus escritos, para se conseguir a etimologia de um topônimo, em primeiro lugar, deve-se verificar como o mesmo era grafado primitivamente, ou seja, como ficou registrado e escrito nos mais antigos documentos. Em todos os documentos antigos, sejam arquivos eclesiásticos ou históricos, sem exceção, o nome do lugar e do rio figura como Piauhy.
Histórica e documentalmente registrados, assim era escrito: a) no relatório do alferes Moreira ("Notícias Práticas das Minas Gerais: do Ouro e Diamantes"; b) na 2ª prática, dada pelo alferes Moreira ao padre Diogo Soares das suas bandeiras no descobrimento do celebrado Morro da Esperança, empreendido nos anos de 1731 e 1732); c) em todos os pedidos de sesmaria da região; e, d) nos documentos verificados na última década do século XVIII e princípios do século XIX. Em todos esses registros, a grafia é sempre Piauhy.
No arquivo eclesiástico de Mariana, também se encontram inúmeros documentos com essa grafia, como por exemplo, um abaixo-assinado, datado de 1823 em que, os aplicados da capela de São Roque, pedem que fique sua capela filiada à Paróquia do Piauhy. Mas ainda neste mesmo arquivo eclesiástico também encontra-se documentos onde se lê a grafia Piauim. Assim também grafava, nos arquivos paroquiais, o primeiro vigário da vara, o Padre Félix José da Silva. No entanto, outros vigários escreviam Piuhy.
Analisando pelos mencionados registros antigos, verifica-se a transformação na forma de escrever: o inicial Piauhypassou a ser escrito como Piauim, o que leva à conclusão de ter ocorrido a chamada nasalação do fonema.
A nasalação é um vício herdado das línguas indígenas, como frisado pela reconhecida autoridade no assunto,Teodoro Sampaio, na obra citada. Portanto, no caso em tela, é fácil concluir: o primitivo Piauhy passou a Piauim e, operando-se mais fortemente a nasalação do fonema, com o tempo foram ocorrendo algumas mudanças até originar o nome final Piumhi.
Por sua vez, em relação ao significado do fonema Piumhi, a mesma regra há que ser seguida: a análise deve ser feita sempre levando-se em consideração os fatos e atos registrados: se a grafia primitiva era Piauhy e, se noséculo XIX operou-se a nasalação do fonema, tem-se que procurar o significado do termo primitivo, comum e generalizado.
Sem qualquer sombra de dúvida, Piumhi foi a deturpação do nome primitivo Piauí. Temos, assim: piau = peixei =águario formando assim Piauí, que se traduz por rio de peixe.
O motivo especial desse nome é fornecido pelo alferes Moreira, que, quando referindo-se ao Rio Piauí, relatou: "tem muito peixe".
Ora, o sertanista menciona o Rio São Francisco, percorreu largo trecho do Rio Grande, fez referência ao Rio Lambari, citou o Rio Verde, relatando a todos como muito piscosos. No entanto, só o rio Piauí chamou-lhe a atenção dada a abundância de peixes.
Essa última forma, Piumhi, acabou por ganhar a simpatia dos moradores da cidade, fato que levou à criação de uma lei estadual oficializando a grafia.[13]
Por outro lado, é importante mencionar que os topônimos de origem tupi em Minas Gerais não foram criados peloindígenas da região, uma vez que estes não eram de etnia tupi, fato que os impede de criar designações tupis. Estes topônimos eram criados, ou pelos índios que guiavam as expedições, índios do litoral, ou mesmo pelos próprios bandeirantes como Batista Maciel, que falavam a língua geral.

História[editar | editar código-fonte]

Até o século XVIII, todo o atual estado de Minas Gerais era habitado por diversas nações indígenas pertencentes ao tronco linguístico macro-jê.[14] Em 1731, ocorreu a descoberta e exploração da região pelo sertanista João Batista Maciel, que, proveniente de São Paulo, com sua bandeira, vasculhou a região próxima à nascente do Rio São Francisco à procura de ouro. Batista Maciel fixara-se na Piraquara, na margem direita do Rio São Francisco, termo da vila de Pitangui. Naquele ano, organizou uma bandeira com filhos, agregados e escravos e explorou o Alto São Francisco, descobrindo faisqueiras no Rio Piuí. Ainda no mesmo ano de 1731, Batista Maciel retorna a Pitangui com a notícia do descobrimento de minas de ouro no sertão do Piuí.
Imediatamente, se organizou uma expedição, tendo, à frente, o vigário de Pitangui, o padre Luís Damião, e o Procurador da Câmara João Veloso Falcão. Como guia, seguiu o próprio Batista Maciel com sua gente. O grupo era bem numeroso, e a finalidade era tomar posse do "país do Piui". Seguiram e realmente tomaram posse daquele sertão. Padre Damião celebrou a missa, considerada a primeira missa em Piuí, no ano de 1731, porém o ouro não foi achado com a grandeza que se esperava.
Com a decepção, Batista Maciel acabou sendo preso como falso descobridor e causador da grande despesa que a bandeira fez. Entretanto, dois filhos de Batista Maciel e mais alguns agregados, diante daquele fato novo, amotinaram-se, havendo troca de tiros, na qual resultou ferir-se o procurador da câmara João Veloso Falcão, que recebeu uma carga de chumbo no braço. Livre, Batista Maciel retirou-se acompanhado dos filhos, agregados e escravos, indo fixar-se nas Perdizes, pouco abaixo, no mesmo São Francisco, mais ou menos no ponto em que se localiza, hoje, a cidade de Iguatama.[15]
Outros dois desbravadores e sertanistas têm registradas suas ações: o capitão Tomás de Souza, que residia em Pitangui e que, de posse do roteiro dos Três Morros, percorreu o sertão do Piuí e todo o Alto São Francisco. O outro foi o alferes Moreira, que também partiu de Pitangui e desbravou a região. É ele quem relata seu encontro, no Piuí, com Batista Maciel e Tomás de Souza, na "2ª Prática ao Pe. Diogo Soares".
A cidade nasceu em torno das atividades de mineração às margens do córrego Cavalo e com o nome de Nossa Senhora do Livramento.
Em 1736, a região foi cortada pela Picada de Goiás e, aí, foram distribuídas as primeiras sesmarias. A Picada de Goiás, na realidade, não foi iniciativa governamental: um grupo de sertanistas se dispôs a abrir a picada e pediu certos privilégios, como a preferência sobre sesmarias, ao longo da mesma picada, e proibição de outros por ali se estabelecerem, no prazo de um ano. Atendidos nessa exigência, foi o respectivo edital baixado pelo governador Martinho de Mendonça em julho de 1736.
Pouco depois de estabelecidos os sesmeiros abridores da picada, tiveram que retirar-se e praticamente se interrompeu o trânsito pela famosa picada. Negrosaquilombados assenhorearam-se da região, passaram a assaltar e a causar vários transtornos até o ano de 1743, quando foram os negros atacados e foram destruídos os quilombos, reiniciando-se a colonização e a mineração.
Em 1752, a mineração foi intensificada no local, provavelmente assim se iniciando o arraial. No mesmo ano, o local teria sido visitado pelo padre Marcos Freire de Carvalho, que, na qualidade de emissário de Mariana, tomou posse de Piumhi para aquele bispado.[16]
Em princípios de 1754, quando as minas da Capitania se achavam em geral cansadas e os mineiros, na maioria, desanimados, espalhou-se, de repente, a notícia do"ouro! Ouro com grandeza no Piuí!" A corrida pelo ouro se renova com gente do Tamanduá, de São João, de São José do Brumado, de toda a parte.
ouvidor da Comarca do Rio das Mortes, tão logo soube da corrida para o Piuí, ordenou ao guarda-mor de Passa Tempo se dirigisse incontinenti àquele continente a fim de proceder à distribuição das datas, evitando-se as contendas e disputas naturais naquelas circunstâncias. O mesmo ouvidor, em março de 1754, dirigiu-se àCâmara de São José e informou do novo descoberto, da quantidade de gente que se achava já naquele sítio e do outro tanto a caminho, terminando por sugerir, àCâmara, que providenciasse a tomada de posse do lugar, antes que a Câmara de Pitangui o fizesse.
No dia 28 de março de 1754, em casa de morada de José da Serra Caldeira, os procuradores da Câmara de São José del Rei, meirinho Leandro de Arruda e o sargento-mor Francisco José Beserto, tomavam posse do novo descoberto do Piuí, subordinando os moradores do arraial e seus distritos à vila de São José.
Passada a febre do ouro, continuaram os pedidos de sesmarias, com vários candidatos a sesmeiros fixando-se.
Em 1758, o arraial se mostrava próspero; nesse ano, segundo várias fontes, teria sido criada a paróquia. Entretanto, segundo comprova o ato de dom Frei José da Santíssima Trindade em que se decidiu subordinar a capela de São Roque à freguesia de Piuí, esta paróquia foi instituída por ato episcopal, em 1754, por iniciativa do fazendeiro Manoel Marques de Carvalho, o fundador da capela de São Roque.[17] Esta freguesia foi declarada colativa, por alvará régio de 26 de janeiro de 1803.[13] O primeiro vigário colado, ainda em 1803, foi o padre Antônio Teles. Antes, era provida de vigários encomendados; cônego Trindade menciona a provisão de 6 de julho de1773 nomeando o padre José Soares da Silva vigário da vara da freguesia dos novos descobertos do Piauim.
Foi a paróquia elevada à categoria de vila, com autonomia municipal, pela lei nº 202, de 1º de abril de 1841, desmembrando-se o novo município de Formiga. E a lei nº 1 510 de 20 de julho de 1868 elevou a vila à categoria de cidade.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A Casa da Cultura de Piumhi[18] fica em uma das praças mais importantes da cidade. É uma construção neocolonial térrea de 249,66 metros quadrados que manteve seus principais aspectos físicos, estruturais e compositivos. Sempre promove exposições, mostras e lançamentos de livros que resgatam a memória de Minas Gerais, com exposição permanente de desenhos feitos por José Bruno de Lima resgatando casas e prédios antigos. Todos os desenhos são tombados pela secretaria de patrimônio histórico da cidade.

Casa da Cultura de Piumhi
Ao lado da Casa da Cultura de Piumhi, há uma sala de cinema com capacidade para 300 pessoas com o nome de Cine Victor Agresta (este, um dos pioneiros do cinema em Piumhi). O Museu das Profissões integra, também, a Casa de Cultura de Piumhi, entidade que valoriza e fortalece a memória de personalidades notáveis ou anônimas da cidade.

Barão de Piumhi[editar | editar código-fonte]

João Marciano de Faria Pereira foi um nobre brasileiro e coronel da Guarda Nacional, agraciado barão em 27 de junho de 1888 com o título de barão de Piui.[19]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]


Vista parcial de Piumhi
Piumhi está localizada na Mesorregião Oeste do Estado de Minas Gerais (região centro-oeste), com 902 km² de área e uma altitude de 793 metros, clima tropical com a temperatura média de 22 graus Celsiu e vegetação de cerrado.
Tem limites com os municípios de DoresópolisBambuíSão Roque de MinasCapitólioPimentaGuapéPains e Vargem Bonita.
O acesso rodoviário pode ser feito pelas rodovias MG-439, MG-354, e a principal, MG-050, rodovia que corta a região e é responsável por ligar a capital Belo Horizonte à região de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Piumhi situa-se na metade da distância entre as duas metrópoles, ficando a 256 quilômetros da capital Belo Horizonte e a 265 quilômetros de Ribeirão Preto.

Topografia[editar | editar código-fonte]

Apresentando o relevo plano Piumhi é cercada de nordeste para sudeste pela Serra da Pimenta, ponto culminante do município com 1 256 metros, e pela Serra do Andaime e suas continuações. A norte, oeste e sul, a região do município torna-se plana e somente a Serra da Canastra e os chapadões que a circundam, localizados 80 quilômetros a oeste, são vistos com relevo mais acentuado. Por sua localização privilegiada e sua infraestrutura de apoio, Piumhi é considerada o portal de entrada da Serra da Canastra, onde se localiza a nascente do Rio São Francisco).
A boa qualidade das das terras de Piumhi fez com que, historicamente, sua economia se voltasse para agricultura e pecuária. O tipo de solo encontrado é o "cerrado em transição", ou seja, apresenta partes em cerrado e partes em solos trufados, de alta fertilidade, principalmente na região do Pântano do Cururu e baixadas em sistema de aluvião, os chamados latossolos.
Os solos encontrados nas terras das encostas da Serra da Pimenta e regiões próximas e no decorrer dela também apresentam boa qualidade. A região é popularmente chamada de "Terras das Araras", pelo fato de o Ribeirão de mesmo nome correr por aquela área, onde as terras possuem solos de alta fertilidade, formados por erupções vulcânicas ocorridas há 4 milhões de anos, com grande existência de rochas basálticas.
Caso fosse possível chegar-se a uma média da qualidade de todos os solos das terras do município, importante característica técnica a ser informada é o fato de os solos de Piumhi serem profundos, o que indica que, em todas as áreas do município, os tipos de solos são no mínimo de média fertilidade e sempre de fácil correção, o que pode fazer com que se tornem de alta fertilidade sem muito esforço técnico.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O município de Piumhi é circundado por vários ribeirões e córregos, apresentando abundante manancial. Os ribeirões das Araras, das Onças e Magrinhas podem ser apontados como os principais mananciais utilizados para o abastecimento de água no município. Já o Ribeirão dos Patos é um local bastante frequentado por praticantes da pesca esportiva.
Rio São Francisco, que nasce no município vizinho de São Roque de Minas também corta o município de Piumhi, além de fazer a divisa com o município de Bambuí. A comunicação entre ambos os municípios por via térrea é efetivada pela Ponte do São Leão, outro local procurado pelos pescadores esportistas.
Há, também, no município, o Rio Samburá e Ribeirão dos Araras, sendo caracterizados por serem afluentes e, consequentemente, aumentarem o volume do Rio São Francisco em Piumhi.
De todos os mananciais da cidade, o que mais chama a atenção pela história é o Rio Piumhi, hoje um afluente do Rio São Francisco, tendo já sido afluente do Rio Grande. A história de sua transposição é interessante mas extremamente cercada de tabu pela memória do povo piuiense.

Rio Piumhi e Terras do Pântano do Cururu[editar | editar código-fonte]

O Rio Piumhi era afluente do Rio Grande até o final da década de 1950 e início da década de 1960. Seu leito formava o Pântano do Cururu, enorme área alagada pelorio, que tinha o leito aparente confundido com o leito maior (leito de inundação).

Vista parcial Piumhi ao fundo Cucurute
A região era caracterizada por grandes propriedades de terras e marcada pela presença de agregados, parceiros e camponeses até o ano de 1955, quando se deu o início da intervenção do Estado com a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas,[20] nabacia do Rio Grande. A partir de então, o pântano sofreu uma profunda transformação, tanto na paisagem quanto na configuração social.
Para a construção da represa da Usina Hidrelétrica de Furnas, exigiu-se uma infraestrutura espetacular de engenharia para a época, ocorrendo a transposição do Rio Piumhi, da bacia do Rio Grande para a bacia do Rio São Francisco. O pantanal foidrenado,[21] evitando, com isso, a inundação de cidades vizinhas como Capitólio. O processo de drenagem do pântano levou alguns anos para se consolidar e abrangeu uma área de cerca de 20 000 hectares.
O resultado da drenagem foi o aumento de terras altamente férteis, consideradas as mais férteis da região, o que acabou por gerar um conflito de terras entre os grandes fazendeiros,[22] que as consideravam como aumento de suas propriedades, e os trabalhadores rurais que ocuparam a terra de uma forma peculiar.
O que especificamente caracterizou esta ocupação foi sua implementação a partir do trabalho de parceria, que consistiu em transformar o mato em terra e a terra em trabalho, a partir de uma perspectiva de trabalho camponês.
Porém, a terra ocupada ofereceu, aos parceiros, distintos horizontes de possibilidades, significando, para alguns, o trabalho e o vínculo com a terra e, para outros, a esperança de tornar-se dono da terra.
O modo de vida dos parceiros também se caracterizava pelos laços de dependência com os grandes proprietários de terra da região. Estes, questionaram a ocupação da terra pelos parceiros e a sua tentativa de romper com os laços de dependência, pois os referidos parceiros passaram a lutar pela posse dessa terra, considerada então devoluta.
Instaurou-se, então, um conflito que marcou a sociogênese dos conflitos por terra no Brasil e em Minas Gerais especificamente. Canais institucionalizados de luta marcaram a disputa por estas terras através da criação do Sindicato de Trabalhadores Autônomos de Piumhi aliado ao trabalho de base do Partido Comunista Brasileiro, além do apoio de setores da Igreja Católica e da Superintendência de Política Agrária (SUPRA).[22]
Em decorrência do surgimento das terras que então emergiram do Pântano, surgiu um contexto social gerado pela ocupação dessas terras por parceiros da região, especificamente do município de Piumhi, através do trabalho na terra.
Como o processo de ocupação e disputa pela terra ocorreu fortemente em 1960, a metodologia utilizada para apreender tal processo se baseou na historiografia e nahistória oral. O Estado postou-se de forma favorável aos fazendeiros, não sem promessas aos camponeses, estas sem cumprimentos, conforme é afirmado pelos moradores mais antigos da região.
Também são conhecidos vários casos de violência e morte,[22] resultando vítimas em ambos os lados, logicamente prevalecendo o lado mais forte, no caso os grandes proprietários de terras.

Símbolos oficiais[editar | editar código-fonte]

Conforme o artigo 3º da Lei Orgânica de 2009,[23] os símbolos oficiais do município são a bandeira, o brasão e o hino, como na maioria dos municípios brasileiros.

Clima[editar | editar código-fonte]

Em Piumhi, predomina o clima tropical, com um inverno mais chuvoso que o verão, temperatura média de 20,6 graus Celsius e pluviosidade média anual de 1 562 milímetros.[24]

Economia[editar | editar código-fonte]


Piumhi é um dos poucos municípios onde se produz o queijo da canastra
economia do município é predominantemente voltada para a agropecuária, destacando-se a produção do cafémilhofeijão,leite e derivados, além do gado leiteiro e de corte[25].
O município ainda é considerado o 5° maior polo de café do Estado de Minas Gerais[26][27], segundo dados recentes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no ano de 2014 o município de Piumhi manteve-se em 1º lugar noranking de comércio exterior do centro oeste de Minas Gerais[28] e em 282º posição do ranking do municípios brasileiros[29].
café em grãos é o principal produto exportado, respondendo por cerca de 80% do saldo, seguido do açúcar com 12%, vindo a seguir, grãosóleo e demais resíduos de soja com 5%. O maior volume das exportações piuienses segue para a Alemanha eEstados Unidos.
A cidade além de potencial exportadora de café também é centro regional de compra dos produtos agrícolas e pecuáriosproduzidos por todas as cidades circunvizinhas, sendo o município considerado no ano de 2010 a 32ª economia de Minas Gerais. Seu comércio conta com estabelecimentos comerciais em todos os setores e possui boa infraestrutura, sendo base regional por seu suporte e disponibilidade de produtos.
Piumhi é, ainda, um dos municípios produtores do queijo da canastra.[30][31] A marca registrada "Queijo Canastra" é piuiense.[32]

Turismo[editar | editar código-fonte]

A cidade possui topografia plana[25]ruas largas e arborizadas, características que proporcionam um clima ameno à cidade. Existem também grandes praças, das quais se destacam as três maiores, todas com cerca de 2 600 m² de área: a Praça da Matriz, a Praça Guia Lopes, onde se localizam os hospitais da cidade, e a Praça do Rosário, todas estas jardinadas.
A cidade dispõe em seus arredores de alguns pontos de onde se pode obter a vista panorâmica da cidade, sendo um ponto destacantes, na periferia sul do município, omirante da Cruz do Monte[33][34], disposto de acesso tanto por uma escadaria composta por 269 degraus, quanto por estrada paralela para veículos.

De certos pontos da cidade, se pode avistar parte dos chapadões da Serra da Canastra
Na Serra da Pimenta, também existe um outro mirante, cercando a cidade a nordeste, cuja entrada localiza-se a cerca de 7 quilômetros. O acesso ao alto dessa serra, da metade para cima, tem caminho muito estreito e que oferece periculosidade pela altura. Em observação noturna, podem, ser avistadas, as luzes de dezenove cidades da região.
Em sua localização, de nordeste para leste, a cidade é cercada pelas serras da Pimenta, do Andaime e do Cromo. Ao sul, encontra-se o morro denominado Cruz do Monte e, a norte e a oeste, os cerrados férteis com suas baixadas.
Nos arredores de Piumhi, se encontram, 80 km a oeste, o Parque Nacional da Serra da Canastra e a nascente do Rio São Francisco; 20 km ao sul, o município de Capitólio; e, 25 quilômetros ao norte, no município de Pimenta, está o lago da Usina Hidrelétrica de Furnas, no Rio Grande.[35]
leste, encontram-se trajetos para veículos com tração nas quatro rodas e para motocicletas, com acesso pelo local denominado "Capoeira", estrada esta que corta as serras do Andaime e do Cromo e suas continuações. Nesse roteiro, alguns locais têm rampas naturais comumente usadas para a prática de paraglider e, noutros, há mirantes de onde observa-se a mudança de relevo na região: as serras de campos passando para cerrado plano e fértil.
Seguindo-se de leste para oeste, pode-se observar, nitidamente, que a região de Piumhi define uma transformação em termos de relevo (de montanhas para planaltos) e de vegetação (de campos para cerrado com excelente topografia e disposição de terras férteis em praticamente todo o município). A região de Piumhi marca o início dos "sertões", genialmente descritos por João Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas. Piumhi é servida por uma considerável rede de hotéis,[36][37] em sua maioria localizados no centro da cidade.

Feriados municipais[editar | editar código-fonte]

Segundo a Lei Municipal nº 1 281/1996, alterada pela Lei nº 1 422/2000, os feriados municipais[38] são os seguintes:
  • 20 de julho: aniversário da cidade (pode ser alterado de acordo com a necessidade da administração)
  • 15 de agosto: Nossa Senhora do Livramento, padroeira da cidade
  • 8 de dezembro: Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Datas variáveis:[editar | editar código-fonte]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Serviço de tratamento de água e coleta de esgoto[editar | editar código-fonte]

O município apresenta boa infraestrutura, sendo que 100% da área da cidade e das residências possuem abastecimento com água tratada[36]. Além disso, possui 100% de redes coletoras de esgoto nas vias públicas. A estação de tratamento de água para abastecimento tem capacidade de tratamento para 150 l/s[39].
Há sete reservatórios, todos abastecidos com água devidamente tratada para abastecer toda população da cidade[40] e conta também com estação tratamento de esgoto (ETE) e com estação de tratamento de água (ETA) e todos são de responsabilidade do Serviço Autônomo de Agua de Esgoto (SAAE)[41].

Aeroporto[editar | editar código-fonte]

A cidade ainda conta com o "Aeroporto Municipal Vitrasiano Leonel da Silva"[11], que dispõe de pista com 34 440 m² de área asfaltada (1 148 metros de extensão por 30 metros de largura),[42] balizamento noturno, dependências operacionais e uma estação de passageiros, sendo atualmente operado por duas companhias aéreas.

Segurança[editar | editar código-fonte]

Em Piumhi, localiza-se uma unidade do Corpo de Bombeiros,[43] situada nas margens da Rodovia MG-050 e subordinada à 2º Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros (Divinópolis), e a 110ª Cia. de Polícia Militar, subordinada ao 12º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Passos.[44]

Educação[editar | editar código-fonte]

A cidade dispõe de uma unidade da Faculdade São Francisco de Piumhi - FASPI[45], em que é disponibilizado o curso de direito[46]. Piumhi conta com um campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)[47], com os cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e Técnico subsequente em Edificações.[48] A cidade ainda dispõe dos cursos ministrados pelo Pronatec,[49] com as parcerias do IFMG e da Prefeitura Municipal iniciados em 2013.
Piumhi possui 14 escolas municipais, 5 escolas particulares e 4 escolas estaduais [50].

Saúde[editar | editar código-fonte]

Na Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, há 96 leitos disponíveis, sendo que 68 leitos são mantidos pelo Sistema Único de Saúde.[51] Também foram criados 10 leitos com unidade de terapia intensiva, abrindo alta complexibilidade e maior resolutibilidade para a incorporação de novas especialidades ao corpo clínico.[52]
Iniciou-se, em outubro de 2014, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),[53] que será utilizado em casos de urgência e pré-hospitalares pela população.
Commons
Commons possui imagens e outras mídias sobre Piumhi

Notas

  1. Ir para cima Nota ortográfica: Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Pium-í. Prescreve-se o uso da letra "i" para palavras de origem tupi.

Referências

  1. Ir para cima http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br/sitenovo/index.php?pg=noticia&id=720 Prefeitura de Piumhi
  2. Ir para cima http://www.camarapiumhi.mg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=54 Câmara Municipal de Piumhi
  3. Ir para cima «Acordo Ortográfico de 1943». Portal da Língua Portuguesa. Consultado em 5/7/16. «42. Os topônimos de tradição histórica secular não sofrem alteração alguma na sua grafia, quando já esteja consagrada pelo consenso diuturno dos brasileiros. Sirva de exemplo o topônimo "Bahia", que conservará esta forma quando se aplicar em referência ao Estado e à cidade que têm esse nome. Observação. - Os compostos e derivados desses topônimos obedecerão às normas gerais do vocabulário comum
  4. Ir para cima «TRE confirma cassação do prefeito de Piumhi». 25 de julho de 2016.
  5. Ir para cima «Prefeito de Piumhi tem direitos políticos suspensos por 8 anos». Jornal Alto São Francisco. 06 de julho de 2016. Consultado em 25 de julho de 2016.
  6. ↑ Ir para:a b «Divisão Territorial do Brasil»Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008.
  7. Ir para cima IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010.
  8. ↑ Ir para:a b «Censo Populacional 2010»Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010.
  9. ↑ Ir para:a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010.
  10. Ir para cima «Grafia de Piumhi» (PDF). Legislativo. 15/07/98. Consultado em 12/02/15.
  11. ↑ Ir para:a b «Piumhi vive a expectativa de novo ciclo da aviação depois de 65 anos». Jornal Alto São Francisco. Consultado em 23 de junho de 2012.
  12. Ir para cima NAVARRO, E. A. Dicionário de Tupi Antigoː a Língua Indígena Clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 595.
  13. ↑ Ir para:a b «Piumhi - Minas Gerais» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Consultado em 22 de junho de 2012.
  14. Ir para cima Descubra Minas.com. Disponível em http://www.descubraminas.com.br/MinasGerais/Pagina.aspx?cod_pgi=1814. Acesso em 28 de março de 2016.
  15. Ir para cima Trindade, Cônego Raimundo (1945). Instituição de Igrejas no Bispado de Mariana (Rio de Janeiro: M.E.S.).
  16. Ir para cima Martins, Tarcísio José (2008). Quilombo do Campo Grande. A História de Minas que se Devolve ao Povo (Contagem: Santa Clara). p. 590. ISBN 978-85-87042-76-7. Consultado em 22 de junho de 2012.
  17. Ir para cima Livro de Visitas Pastorais de Dom Frei José da Santíssima Trindade (Mariana: Arquivo Eclesiástico de Mariana). 1821-1826. p. 306-307.
  18. Ir para cima «Portal do Patrimônio Cultural»www.portaldopatrimoniocultural.com.br. Consultado em 2016-01-12.
  19. Ir para cima «Genealogia Historia»www.genealogiahistoria.com.br. Consultado em 2016-01-08.
  20. Ir para cima «Histórico». Transposição do Rio Piumhi - Universidade Federal de São Carlos. Consultado em 6 de julho de 2012.
  21. Ir para cima Orlando Moreira Filho. «Uma transposição de rio esquecida» (PDF). Revista da UFG - Universidade Federal de Goiás. Consultado em 6 de julho de 2012.
  22. ↑ Ir para:a b c Lidiane Nunes da Silveira. «O Pântano do Cururu: trabalho, ocupação e conflito de terras» (PDF). Universidade Federal de Viçosa. Consultado em 6 de julho de 2012.
  23. Ir para cima «Lei Orgânica do Município de Piumhi» (PDF). 02/01/2009. Consultado em 14/01/2016.
  24. Ir para cima «Clima Piumhi». Climate. Consultado em 02/02/15.
  25. ↑ Ir para:a b «Perfil municipal de Piumhi». INDI MG - Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais. Consultado em 8 de julho de 2012.
  26. Ir para cima «O Café em Piumhi». Coopiumhi. Consultado em 23 de junho de 2012.
  27. Ir para cima «A Empresa». Tote Corretora de Mercadorias. Consultado em 23 de junho de 2012.
  28. Ir para cima Ministério Desenvolvimento. «Balança Exportação Ministério Desenvolvimento». Consultado em 02/02/2015.
  29. Ir para cima «Exportação Municípios Brasileiros». Consultado em 02/02/2015.
  30. Ir para cima «Queijo Canastra». Queijos no Brasil. Consultado em 23 de junho de 2012.
  31. Ir para cima Pedro Rocha Franco (21/12/2011). «Queijo canastra agora tem endereço fixo». Estado de Minas. Consultado em 23 de junho de 2012.
  32. Ir para cima «Site INPI». Queijo Canastra. Consultado em 04 de novembro de 2013.
  33. Ir para cima Cris Costa (19/05/2010). «Cruz do Monte em Piumhi pode ganhar escadaria central». Clic Folha. Consultado em 6 de julho de 2012.
  34. Ir para cima «Pontos turísticos». Virtualto. Consultado em 6 de julho de 2012.
  35. Ir para cima «Piumhi». Trilha do Cucurute. Consultado em 8 de julho de 2012.
  36. ↑ Ir para:a b «Municípios de Minas Gerais - Piumhi». Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Consultado em 8 de julho de 2012.
  37. Ir para cima «Hotéis no municípios de Minas Gerais - Piumhi». Página da Prefeitura. Consultado em 28 de janeiro de 2013.
  38. Ir para cima «Feriados municipais de Piumhi». Câmara municipal de Piumhi. Consultado em 28/10/14.
  39. Ir para cima «Serviço Auntonomo de Agua e Esgoto de Piumhi». SAAE. Consultado em 05 de novembro de 2013.
  40. Ir para cima «Reservatórios». SAAE. Consultado em 05 de novembro de 2013.
  41. Ir para cima [www.saaepiumhi.com.br «Saae Piumhi»] Verifique |url= (Ajuda). Consultado em 03/02/2015.
  42. Ir para cima «Governo de Minas autoriza obras em nove aeroportos mineiros». Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (SETOP). Consultado em 23 de junho de 2012.
  43. Ir para cima «Corpo de Bombeiros unidade no município de Piumhi». G37. Consultado em 13/07/2011.
  44. Ir para cima «Policia Militar de Minas Gerais».
  45. Ir para cima «História da FASPI». Faculdade São Francisco de Piumhi. Consultado em 24 de junho de 2012.
  46. Ir para cima «Cursos Presenciais». Faculdade São Francisco de Piumhi. Consultado em 24/6/2012.
  47. Ir para cima «Polo federal inicia em 2013 com eixo Engenharia Civil». Virtualto. Consultado em 5/11/2013.
  48. Ir para cima «IFMG - Campus Piumhi». 07/08/2014. Consultado em 07/08/2014.
  49. Ir para cima Maira Júlio (31/08/2014). «Pronatec realiza aula inaugural em Piumhi». Clicfolha. Consultado em 21/10/2014.
  50. Ir para cima Secretaria Estadual da Educação de MG (14/04/2009). «Escolas Municipais em Minas Gerais». Secretaria Estadual da Educação de MG. Consultado em 28/08/2014.
  51. Ir para cima «Consulta Estabelecimento - Módulo Hospitalar - Leitos». CNES. Consultado em 7/11/2013.
  52. Ir para cima «Santa Casa terá UTI com 10 leitos ao custo de R$ 1,2 mi.». Virtualto. Consultado em 7/11/2013.
  53. Ir para cima G1 Centro-Oeste de Minas (25/08/2014). «Samu deve começar a funcionar em outubro em Piumhi, afirma Prefeitura». G1. Consultado em 27/10/2014.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  1. Sampaio, Teodoro (1987). O Tupi na Geografia Nacional. Brasiliana 5ª ed. (São Paulo: Editora Nacional). ISBN 9788504002126.
  2. Sampaio, Teodoro (1901). O Tupi na Geografia Nacional (Salvador: Câmara Municipal de Salvador).
  3. Cardoso, Levy (1961). Toponímia Brasílica (Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário