sexta-feira, 7 de agosto de 2015

HISTÓRIA




Estruturas Arquitetônicas e Urbanísticas

Edificação à Praça Doutor Avelino de Queiroz no 0193. Casa de Cultura. Sede. Piumhi/MG.

Endereço
Praça Doutor Avelino de Queiroz,193

Distrito
Sede

Município / Estado
Piumhi / MG

Propriedade
Pública - Prefeitura Municipal de Piumhi

Responsável
Sueli Soares de Oliveira

Análise de entorno

Localizado em uma das áreas mais importantes do município, a praça Dr. Avelino de Queiroz é uma região plana, arborizada e com sombreamento, facilitando a sua utilização e o próprio caminhar do pedestre. Aliás, diariamente é palco de exercícios físicos de parte da população, como caminhadas e corridas. Suas vias são largas e de mão dupla composta por duas faixas de tráfego e outra para estacionamento paralelo em cada mão de direção.

 Apresenta-se pavimentada por bloquetes em bom estado de conservação, com passeios de 1,65m de largura revestidos por cimentado e servida de toda infra-estrutura básica. As edificações do entorno, na sua maioria se alternam entre volumes de dois pavimentos e térreos, e suas implantações diferenciam-se entre os dois lados da praça. 
No lado da Casa de Cultura predominam construções alinhadas à via e com afastamento lateral, diferentemente do lado oposto afastadas frontal e lateralmente. Os lotes são quadrados e cercados por muros e grades. Verifica-se certa tendência à renovação urbana, a partir do surgimento de construções de diferentes concepções estilísticas, principalmente no lado oposto à Casa de Cultura. 
A Praça Dr. Avelino de Queiroz, a Igreja Matriz, o Piumhi Tênis Clube e a Câmara Municipal, são as principais referências urbanas do entorno.

Histórico


Não se sabe a época de construção da edificação, mas de acordo com dados de cartório, foi erguida no início do século XX para ser a residência e consultório do Dr. Avelino de Queiroz, importante médico da região. O segundo proprietário foi Gérson Lopes, o qual fez algumas modificações no imóvel. Em 2000, a Prefeitura Municipal de Piumhi adquiriu o imóvel, restaurando-o e, em 2003, instalou-se a Casa de Cultura. 


Descrição



Construção neocolonial térrea de 249,66m2, inserida em terreno com área de 887,37m2. Situada na esquina da rua João da C. Mesquita com a praça 
Dr. Avelino de Queiroz, a edificação implanta-se no alinhamento da via principal, acima do nível da rua, com afastamentos laterais e posterior.

O acesso principal da casa é feito através de gradil metálico, escada e alpendre lateral direito. Esse tem piso em ladrilho cerâmico com cores lisas que formam desenhos geométricos repetidos e guarda corpo em alvenaria. É nesse afastamento que se encontra a garagem.

O sistema construtivo utilizado é alvenaria de tijolos. A fachada principal, voltada para a praça, possui cinco vãos de janelas com vergas em arco pleno e guarnecidas por argamassa com frisos. Esse trabalho ornamental se repete também sob os peitoris. Como vedação, esquadrias de abrir e bandeiras fixas de madeira, vidro e veneziana. 
No encontro das paredes das fachadas, aparece o cunhal que se destaca da prumada da parede por um trabalho na argamassa e diferenciação de cor. 
A cobertura é de quatro águas com cumeeira paralela à rua e de telhas canais, coroada por laje em beiral e arrematada por cimalha.

A casa está suspensa do chão por intermédio de um embasamento. Os cômodos estão distribuídos ao redor da sala central. Piso de taco nas salas e quartos, ladrilhos cerâmicos nas áreas molhadas e forro de laje com rodateto em argamassa. 


A área externa não tem uso definido, contendo apenas algumas árvores de grande porte. 


Estado de conservação


Excelente: o imóvel mantém seus principais aspectos físicos, estruturais e compositivos sem maiores problemas, principalmente por ter sido alvo de reformas recentes. O pomar, entretanto, está abandonado e necessita de urgente intervenção.

Situação de Ocupação
Próprio

Uso atual

Institucional


Intervenções
 

Segundo Zoé Lopes, tanto o alpendre quanto a garagem foram construídos pelo pai após a aquisição do imóvel. Outras alterações foram: a substituição do tabuado pelo piso de taco nas salas e quartos, os ladrilhos cerâmicos nas áreas molhadas e o assentamento de piso cimentado em algumas áreas do pomar. A laje foi colocada no lugar do forro de lambri. Algumas janelas de madeira foram substituídas por esquadrias de ferro e vidro. 
A fachada foi revestida de pedra até o peitoril das janelas, camuflando o verdadeiro embasamento. 
O gradil existente substitui as muretas com grades. 
Em reforma recente, as telhas foram trocadas e as paredes e janelas receberam nova coloração.
  page1image12528
Imagens

























Referências


BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAIS:
CARTÓRIO Registro de Imóveis de Piumhi.
PREFEITURA Municipal de Piumhi. 
Guia de IPTU.

ORAIS:
Sueli Soares Oliveira
Entrevista, nov/2003.



Ficha técnica
page2image8280


RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIUMHI/MG

Levantamento (Nov/2003): 

Patrícia Pereira (Arquiteta Urbanista) 
Alexandre Borim (Arquiteto Urbanista)

Elaboração (Mar/2004): 
Alexandre Borim (Arquiteto Urbanista) 
Luciana Ferreira (Arquiteta Urbanista) 
Revisão (Mar/2004): Memória Arquitetura

Fonte: Portal do Patrimônio Cultural

http://www.portaldopatrimoniocultural.com.br/

Notícias Anteriores


Edição: 3.334 - 24 a 30 de Outubro de 2005

Vereadores se encontram com promotores para tratar de cartas anônimas enviadas à Câmara.
----------------------------
A PREFEITURA de Piumhi inicia agora um projeto de atenção básica junto às unidades de Programa de Saúde da Família (PSF). O projeto começou pelo PSF Bossuet Costa e será estendido aos demais. Na foto, o prefeito Arlindo (Marcinho Contador) Barbosa Neto entrega um filtro de água a uma das famílias assistidas pelo Bossuet Costa.
----------------------------
COORDENADOS pelo professor Jadinho Ferreira começaram na terça, 25, os Jogos Estudantis Piumhiense, versão infantil, o JOEPINHO, disputados na quadra do Curumim (foto). O Regional de Futebol 2005 prossegue neste domingo, com rodadas pela manhã e tarde no estádio Hely Barcelos, a partir das 8 horas e depois a partir das 15 horas.

CONSTRUINDO A CIDADANIAPM de Piumhi incrementa programa comunitário
A 110ª Companhia de Polícia Militar de Piumhi foi equipada com um notebook, projetor e máquina digital. A PM de Piumhi vem desenvolvendo o programa Jovens Construindo a Cidadania e os equipamentos aperfeiçoarão os treinamentos com os adolescentes.
----------------------------
UMA QUEIXA da COAPI que se sente prejudicada pelas atividades de uma revenda de motos vizinha abre na cidade a discussão sobre a ocupação desordenada de calçadas, ruas e espaços públicos, contrariando o Código de Posturas do Município. O DMO registra situações irregulares como a desta construção com o material espalhado pela rua.
----------------------------
O ESCOTISMO está de volta a Piumhi com a retomada do Grupo Escoteiro II Bruno. Durante a semana, o chefe Rubens Ferreira Januário e o tenente Nelson Valério Barbosa (foto na Redação do ALTO) percorreram escolas divulgando o reinício das atividades e coletando inscrições para a formação das duas primeiras patrulhas.

O diretor Roberto de Araújo e o presidente José Seabra assinam o convênio
A CÂMARA DE Vereadores de Piumhi e a Faculdade de Direito do CEASF acabam de firmar parceria para o desenvolvimento do Projeto de Extensão Câmara/Escola. Os objetivos do programa são levar ao conhecimento dos eleitores, em especial, dos estudantes, as funções e atribuições do Legislativo Municipal; mostrar o processo de elaboração de leis; dirimir dúvidas quanto à independência dos poderes municipais, incentivar a participação popular através do voto e o acompanhamento dos trabalhos dos representantes do povo.

APROVADO em primeira votação, por unanimidade, o projeto de lei que dá o nome de Oscar Alves Rocha à Casa de Cultura de Piumhi.
-------------------------------------
COMEÇA A tomar corpo a regulamentação pelo município do tempo de espera por atendimento em agências bancárias. Aprovado, em primeira votação, projeto que prevê o máximo de 20 minutos de espera em dias normais e de 30 minutos em vésperas ou após feriados.
-------------------------------------
TAMBÉM passando no crivo dos vereadores os projetos que cria incentivos à aqüicultura no município; reconhece a ONG Vida Animal como de utilidade pública; a concessão de meia-entrada para estudantes e o uso de focinheira em cães de raças violentas.



 DE VISUAL NOVO o monumento Mãe-Carinho acaba de ganhar formatação definitiva agora em tons cinza-esverdeado e nuances em dourado. O toque final da obra é assinado pelo seu projetista Toró Amaral, com a execução dos artistas-plásticos Dênis César de Oliveira e Dila de Oliveira, com a participação de Wellington Melo, artesão responsável pela modelagem da estátua.


APROVADO
 
em primeira votação, por unanimidade, 
o projeto de lei que dá o nome de Oscar Alves Rocha à 
Casa de Cultura de Piumhi.


Publicado em: 
http://www.virtualto.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário