A Casa de Cultura foi inaugurada em xx na cidade de Piumhi, Minas Gerais, na casa que pertenceu à família xxx que foi doada para abrigar a Casa de Cultura.
Caracterizando-se pela diversidade, o acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, arte e costumes da época em que foram produzidos permitindo uma verdadeira viagem pela história da cidade. Reunidos com especial atenção, esses objetos contam a história de Minas Gerais e do Brasil. Falam de usos, costumes e tradições; evocam hábitos e características do ciclo do ouro e dos diamantes; narram o processo de contribuições afro-luso-ameríndias que se fundem na formação cultural brasileira.
Desde sua abertura o Casa de Cultura promoveu exposições, mostras e lançamentos livros que levaram a memória da cultura de Minas Gerais, democratizando o acesso do público à este patrimônio cultural.
A CASA DE CULTURA desenvolve desde a sua abertura projetos de ações educativas para alunos da rede pública, cursos de xx e mantém projetos em parceria, criou o Coral xx, que beneficia xx crianças e jovens de Piumhi.
Mantém ainda os projetos como o programa de “Valorização das Manifestações Culturais” que fortalece os grupos tradicionais de Piumhi e região e promove aproximação deste público com o espaço da Casa de Cultura.
O cinema, desde o ano de xx, já faz parte do patrimônio cultural de Piumhi, com um reconhecido programa de difusão e valorização do audiovisual.
O Museu das Profissões integra também o núcleo inicial do Sistema Municipal de Museus de Piumhi, entidade que valoriza e fortalece a memória da cidade.
O Museu das Profissões integra também o núcleo inicial do Sistema Municipal de Museus de Piumhi, entidade que valoriza e fortalece a memória da cidade.
Todas estas ações e atividades possibilitaram a construção de um museu vivo, hoje acolhido pela comunidade de Piumhi e que se mostra relevante para seus visitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário