segunda-feira, 13 de junho de 2016

Ariano Suassuna

"A classe dirigente brasileira até o século XVIII se orgulhava do que tinha de português, e se envergonhava do que nós temos de índio e de negro. No século XIX, a classe dirigente brasileira passou a se envergonhava até do que tínhamos de português, passou a querer ser francesa, e atualmente, caricatamente, quer ser americana. Querem transformar o Brasil num Estados Unidos de segunda ordem. Eu não quero que o Brasil seja um Estados Unidos nem de primeira, quanto mais de segunda. Eu quero que o Brasil seja um país de primeira, com nossas características próprias, sem renunciar às nossas peculiaridades de povo. É isso que eu procuro fazer desde o começo com meu trabalho de escritor, com o meu trabalho de professor..." Ariano Suassuna

 

Trecho da palestra de Ariano Suassuna apresentada no Tribunal Superior do Trabalho, no dia 18 de abril de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário