NOTÍCIAS

3º Encontro de Folia de Reis de Piumhi 






Cores, dança e muita fé. Encerrando o mês de janeiro, Piumhi celebrou na Rua Bambuí, em frente à sede da Associação do Devotos dos Reis Magos de Belém (em construção), o 3º Encontro de Folia de Reis, uma das mais legítimas representações da religiosidade do interior do Estado.


 O evento contou com a apresentação de companhias de Reis das cidades de Capitólio, Vargem Bonita, São Roque de Minas, Candeias, Boa Esperança, Formiga, Itaúna e Piumhi, começou com a celebração de Missa, seguida do hasteamento das bandeira.

  As apresentações de Reis aconteceram entre 10h e 17h em frente à futura sede da associação (em construção), onde também acontecia uma feira de artesanato local. O almoço foi servido no Ginásio da Associação São Vicente de Paulo (SSVP).

  Às 17h30, começou o leilão para a arrecadação de fundos para o termino da construção da sede da associação que se prepara para, em breve, se constituir em um Ponto de Cultura de Tradições Imateriais da cidade de Piumhi.

 Com o apoio do Departamento Municipal de Cultura, o encontro contou com a presença de cidadãos das cidades da região, além de autoridades como Wilson Craide, prefeito da cidade de PiumhiJosé Cirineu da Silva, vice-prefeito, a diretora de cultura, Nadir Goulart Rodrigues e o vereador Geraldo Romeu da Costa.


3º Encontro de Folia de Reis de Piumhi

domingo, 31 de janeiro 
Rua Bambuí - entre as ruas São Vicente e Modesto Caldeira  - Piumhi - MG




CONFIRA MAIS:



Cobertura Fotográfica: Taís Ferreira e Lucas Lobato













Prefeitura e Casa da Cultura promovem o primeiro Festival de Música Sertaneja de Raiz e Exposição de Artesanato

Evento acontece entre os dias 27 e 29 de agosto

SECOM
 
Prefeitura Municipal de Piumhi - MG
  
 Creditos da Foto: SECOM
















Acontecerá em Piumhi nos dias 27 a 29 de agosto o Primeiro Festival 
de Música Sertaneja de Raiz e exposição de artesanato. A organização 
do evento é da prefeitura de Piumhi juntamente com o Departamento 
Municipal de Cultura será realizado na Praça Drº Avelino de Queiroz.

Durante todos os dias de 8h as 22h acontecerá a exposição de artesanatos, 

onde serão expostos diversos trabalhos de artesãos regionais, e a partir das 
20h terá início as apresentações dos artistas inscritos. Será apresentado o 
melhor da música sertaneja de Raiz.

Os interessados em participar do festival poderão fazer as inscrições até o dia 

20 de agosto na Casa da Cultura de Piumhi à Praça Drº Avelino de Queiroz, 193,
Centro. O cadastro pode ser feito presencialmente ou por correspondência.

Os interessados em participar da exposição de produtos artesanais deverão 

comparecer na Casa da Cultura em horário comercial para a realização da 
inscrição.

Mais informações, pelo telefone:  (37)3371-9207 ou 

pelo e-mail cultura@prefeiturapiumhi.mg.gov.br.

O evento conta com apoio da Câmara de Piumhi e Radio Club Web.


Publicado em:
http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br/





Prefeitura irá realizar Arraial da Cultura

Esse ano o evento conta com a novidade do Desfile do Casal Espantalho
noticia publicada em 15/06/2015 
SECOM 
Prefeitura Municipal de Piumhi - MG
 Creditos da Foto: SECOM 


















A prefeitura de Piumhi realizará o 3º Arraial da Cultura com o tema “Clube o Espantalho” no dia 26 de junho às 20 horas, na Praça Dr. Avelino de Queiroz (Praça da Matriz) , onde será montada uma estrutura de palco e som. A entrada é gratuita.

Dentro da programação estão danças como quadrilhas, forró, ‘rala o coco’, dança da peneira; além de atrações com sanfona, viola, violão e pandeiro, e o inédito Desfile do Casal de Espantalho. No local serão vendidas comidas típicas, entre elas, canjica, quentão, pipoca, caldo de feijão e diversas outras.

Pelo terceiro ano consecutivo, o departamento municipal de Cultura realiza a festa Junina Popular em praça pública para que toda a população possa prestigiar o evento que tem a finalidade de proporcionar um momento de diversão e lazer à população e de cultuar a tradição da festa junina da região.

PUBLICADO EM: 
http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br/



                noticia publicada em 04/03/2015 
Carnaval 2015 – uma folia para ficar na história
A estimativa é que mais 3 mil passaram pela praça em cada noite
SECOM 
Prefeitura Municipal de Piumhi - MG
 Creditos da Foto: SECOM 

















Piumhi este ano foi palco de um dos maiores carnavais do Oeste Mineiro. Produzido pela administração municipal através da secretaria municipal de Comunicação (Secom) foram cinco dias de muita folia, descontração e alegria que tomaram conta da praça Dr. Avelino de Queiroz (Matriz) num verdadeiro resgate da mais tradicional festa popular brasileira na cidade. A estimativa é de que um público superior a três mil foliões tenham curtido as cinco noites de carnaval, que teve entre os destaques, uma organização impecável e violência zero.

A abertura aconteceu na sexta-feira, 13, e contou com a presença do prefeito Wilson Craide (Craidinho) e da secretária das Políticas Sociais Maria do Socorro Craide. Famílias inteiras do neto ao avô passaram pelo local e se divertiram muito, acolhidos, seguros confortavelmente numa infraestrutura privilegiada, que ainda contou com a equipe de Saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

No palco se revezaram bandas como Cruzeiro do Sul, Gang Lex, Seventy Company e Super Som C & A, além da banda piumhiense Cheiro Folia.

Todo esse esforço de planejamento e ação alcançou resultados bastante positivos. Além de proporcionar um carnaval de bom nível, incentivar negócios e movimentar a economia, contribuiu para que muitos pudessem ficar por aqui e curtir a festa em casa.
PUBLICADO EM: http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br


                  noticia publicada em 30/07/2014 
Prefeitura e Onda Oeste realizam Concurso de Fotografia
Projeto tem como objetivo homenagear Piumhi pelos 146 anos
SECOM 
Prefeitura Municipal de Piumhi - MG
 Creditos da Foto: SECOM


















A emissora Onda Oeste em parceria com a prefeitura de Piumhi irá realizar o 1º Concurso Fotográfico Cultural com o tema “Piumhi, 146 anos”. O lançamento do concurso aconteceu na tarde de terça-feira, 29, no gabinete da prefeitura, onde estiveram presentes o secretário municipal de Comunicação Paulo Gonçalves, a diretora do departamento de Cultura Nadir Goulart, a sócio-diretora da rádio Genoveva Vaz e o diretor Edgar Rodrigues.

O projeto tem como objetivo homenagear o município, que no dia 20 de julho completou 146 anos, através de imagens que divulguem cenários muitas vezes ocultos através de vários olhares dos participantes.

O concurso é aberto para o público em geral e fotógrafos amadores que tenham acima de 16 anos, sendo que cada participante deverá concorrer com apenas uma fotografia.

As inscrições terão início no dia 04 de agosto e seguem até o dia 12 de setembro. O resultado será divulgado no dia 19 de setembro. A ficha de inscrição deve ser retirada e entregue no departamento municipal de Cultura no horário de 08h às 11h e 13h às 17h de segunda a sexta-feira.

É necessário ressaltar que poderão ser enviadas somente fotos impressas, coloridas no tamanho de 20 x 30 cm, acompanhada do nome do participante, local de realização da imagem e título.

Os vencedores receberão os seguintes prêmios: 1º lugar, um notebook; 2º lugar, um tablet e 3º lugar, uma câmera digital.

O regulamento pode ser encontrado no site da Onda Oeste ou no facebook da emissora.
PUBLICADO EM: http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br




               noticia publicada em 06/06/2014 
Diretora de Cultura e Turismo participa do programa “Minas Território da Cultura”
Quadros de D. Dorinha foram expostos durante inauguração do Centro Cultural em Formiga


SECOM 
Prefeitura Municipal de Piumhi - MG
  
 Creditos da Foto: SECOM 
















A diretora do departamento municipal de Cultura e Turismo, Nadir Goulart está participando de vários encontros, palestras, oficinas, cursos, oferecidos pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais através do programa "Minas Território da Cultura".

O objetivo desses encontros é de valorizar e divulgar a diversidade cultural mineira promovendo o desenvolvimento regional por meio da cultura. A proposta do programa é difundir e aumentar a demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura.

Na quarta-feira, 04, a diretora e a artista plástica Dora Alves Xavier (D. Dorinha) participaram da inauguração do Centro Cultural Casa do Engenheiro, na cidade de Formiga. Na ocasião, D. Dorinha foi homenageada pela sua arte e teve seus quadros expostos no local.
 
Na sexta-feira, 06, a Casa da Cultura de Piumhi sediou o encontro de gestores culturais das cidades que formam a microrregião de Piumhi: Vargem Bonita, São Roque de Minas, Bambui, Iguatama, Medeiros, Tapiraí e Doresópolis.

Já nos dias 10 e 11, Nadir participará em Campo Belo e Formiga dos últimos encontros do programa: Rodada do ICMS cultural e Fórum Permanente da Região Centro-Oeste.

E vem aí a 2ª Festa Junina Popular, a JUNI-COPA no dia 18 de junho na Praça Dr. Avelino de Queiroz (Praça da Matriz).


PUBLICADO EM: 
http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br




                noticia publicada em 21/03/2014 
Prefeitura de Piumhi recebe instrumentos do governo estadual
Entrega foi feita através do governo de Minas


SECOM 
Prefeitura Municipal de Piumhi - MG
 Creditos da Foto: SECOM 




















O vice-prefeiro José Cirineu Silva, o diretor executivo do SAAE Eduardo de Assis e a diretora do departamento Nadir Rodrigues Goulart juntamente com o deputado estadual Antônio Carlos Arantes estiveram presentes durante a entrega de instrumentos musicais novos a várias bandas de municípios da região por parte do Governo de Minas. O encontro aconteceu em Belo Horizonte na última quarta-feira, 19.

O governador Anastasia; a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; o secretário de Transportes e Obras Públicas Carlos Melles, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes das bandas estiveram também juntos no evento.

Foram contemplados diversas bandas, entre elas, a Corporação Musical Lira São José de Piumhi.

PUBLICADO EM: http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br/

                       noticia publicada em 10/01/2014 
Piumhi será sede do 1º Encontro de Violeiros e de Companhia de Reis
Evento acontece nos dias 18 de 19 de janeiro de 2014



SECOM
 
Prefeitura Municipal de Piumhi - MG
 Creditos da Foto: SECOM 


















A prefeitura de Piumhi através do departamento municipal de Cultura irá realizar o 1º Encontro de Companhia de Reis e de Violeiros nos dias 18 e 19 de janeiro a partir das 20h, no parque de Exposições Tonico Gabriel.

A programação que terá início no sábado, 18, conta com a presença de vários artistas da região, entre eles, Paulinho Schimit e Orquestra Piumhiense de Viola, Evaldo e Gabriel, Raul Fonttes e Anézio da Viola, João Reis e Renan (Bambuí), Miller Chico Pintado e Zé da Viola (Capitólio), Jorge da Viola (Betim), Guilherme e Rafael (Uberlândia), Lázaro Mariano e Marciano (Betim). Participações especiais de Badu (Capa da Costela), José Mauro e Polyana (Uberlândia), JC e Toninho e Leandro e Arnaldo (Ribeirão Preto).

Já no domingo, 19, haverá celebração da Santa Missa às 7h, credenciamento das Companhias de Reis seguida das apresentações dos grupos, do coral municipal e da Companhia de Piumhi. O encerramento está previsto para as 18h.

O departamento de Cultura comunica que os presidentes ou representantes das associações devem confirmar a presença até o dia 10 de janeiro.

A realização do evento é da prefeitura e organização do departamento de Cultura, Associação dos Devotos dos Reis Magos de Belém de Piumhi e Raul Fonttes.
Toda renda do encontro será revertida para a construção da sede da associação e da capela dos Reis Magos.
 
Encontro das Folias

A tradição da Folia de Reis é muito antiga e nunca perde a sua posição de destaque no meio religioso e cultural na sociedade, que segue fiel à devoção. Marcada por suas características folclóricas carrega uma bagagem histórica de vários séculos embasada na época do nascimento de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém.

Em Piumhi, ela é um patrimônio imaterial e faz parte do acervo cultural do município, sendo valorizado e divulgado para que as novas gerações conheçam a história e perpetuem a sua cultura.

Em razão da importância deste patrimônio, o departamento municipal de Cultura organizou e uniu todos os grupos de foliões criando a Associação dos Devotos dos Reis Magos de Belém. Nesse primeiro encontro, a previsão é de reunir cerca de 40 grupos representando diversas cidades mineiras com o objetivo de divulgar a riqueza cultural que representa a Folia de Reis, valorizar o bem imaterial, respeitar e motivar a devoção dos católicos em relação a essa data e fomentar a cultura no município.

O 1º Encontro de Folia de Reis virá de encontro com os anseios do departamento de cultura que se preocupa com o incentivo e motivação a todas as categorias: arte, música, dança, artesanato, tradições religiosas e sociais e são interligados à cultura.

Publicado em: http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br
                noticia publicada em 01/08/2013 
Prefeitura de Piumhi promove 1ª Conferência Municipal de Cultura
Evento será realizado na quarta-feira, 07 de agosto de 2013
SECOM 
Prefeitura Municipal de Piumhi - MG
  
 Creditos da Foto: SECOM 
O


Departamento Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural através da prefeitura de Piumhi irá realizar a 1ª Conferência Municipal de Cultura na próxima quarta-feira, 07, no Espaço Cultural Victor Agresta.

O evento terá a seguinte programação:

Abertura às 08h30 e em seguida, palestra com o tema “Implementação do Sistema Nacional de Cultura” ministrada por Alysson Felipe Amaral. Às 10h, haverá um intervalo para coffee break retornando com o professor Donizetti Bernardes da Silva que irá falar sobre “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”.

A reabertura das atividades no período da tarde será às 13h com apresentação artística e em seguida, haverá a participação do professor Charley Teixeira Chaves que irá palestrar sobre “Cidadania e Direitos Culturais”. O professor Luís Augusto Júnio Melo irá falar sobre “Cultura e Desenvolvimento”.

Durante a conferência será realizada a formação de grupos, uma plenária e a eleição dos delegados.

Publicado em: http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br




                    noticia publicada em 03/07/2013 
Arraial da Cultura reuniu grande público na praça da Matriz
1ª Festa Junina Popular aconteceu no domingo, 23

SECOM 
Prefeitura Municipal de Piumhi - MG
  
 Creditos da Foto: SECOM 



















No dia 23 de junho aconteceu o Arraial da Cultura na praça Dr. Avelino de Queiroz (praça da Matriz) promovido pelo Departamento Municipal de Cultura através da prefeitura municipal. A primeira festa junina popular reuniu um grande público, desde crianças, pais, professores e autoridades naquele local e ainda o prefeito Wilson Marega Craide (Craidinho) e a secretária municipal de Educação Shirley Elaine Gonçalves.

Durante o evento, a diretora do departamento Nadir Goulart Rodrigues, apresentou os professores que integram a equipe de execução do Projeto Cultura em Ação, que atende hoje cerca de 980 pessoas semanalmente distribuídos nos mais de nove cursos oferecidos.

Nadir aproveitou para esclarecer à população que todas as vagas já estão preenchidas, mas para o próximo ano serão abertas vagas para novas turmas no 1º e 2º semestre, para todos os cursos e mais alguns que forem possíveis. “O objetivo da administração atual e da diretoria da cultura é de atender a todos que almejam aprender um ofício ou participar de projetos culturais”, ressaltou.

Foram realizados diversos números artísticos, danças, desafios, coral, quadrilha e shows musicais que abrilhantaram a festa que teve a apresentação do radialista Raul Fontes.

Publicado em: 
http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br

                  noticia publicada em 25/04/2013 
PROJETO CULTURA EM AÇÃO
PREFEITURA E DEPARTAMENTO DE CULTURA OFERECEM CURSOS GRATUITOS



SECOM
 
Prefeitura Municipal de Piumhi - MG
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Comunicação e Departamento de Cultura, irá oferecer cursos gratuitos em diversas especialidades:

Danças Variadas
Teatro (infantil, juvenil e adulto)
Música (Coral, Violão e Viola)

Artesanato
Desenho
Bordado
Tricô
Crochê
Pintura em tecido

Pintura em tela

Informática ( Noções Básicas, Windows, Word, Internet e Digitação)

Sala Literária (Conto de histórias, fantoches e outros)

Os interessados deverão procurar a Casa da Cultura, à Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193 ou pelo telefone (37)3371-9207, de 25 a 30 de Abril de 08 às 17:00 horas para realizar a matrícula.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável no momento da inscrição.


Publicado em: 
http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário